terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Vocação: você está preparado para o chamado do Pai?


           A palavra vocação é escutada por muitos de nós, mas nem sempre sabemos seu real significado. Vocação vem do latim “vocare” (chama) significando assim chamado. É o chamado de Deus em nossas vidas, para conviver com Seu amor e servi-Lo através de nossas ações.
            Deus nos chama para ajudar na missão; e esse é um chamado livre, pois Ele nos dá a escolha de resposta. Em primeiro lugar, somos chamados a viver a vida de forma santa, a aproveitá-la com cuidado, com respeito, para que ela seja em abundância. Viver a sua vida e respeitar a vida do outro que está a nossa volta, ser gente, ser humano, conviver e se relacionar com o outro de maneira saudável, nos faz dizer sim a um dos mais importantes chamados de Deus.
            Em segundo lugar, todos nós somos convidados a participar do serviço ao Senhor. Há diferentes formas de ajudá-lo na evangelização: é possível seguir o caminho de Deus sendo um anunciador da sua palavra, participando de obras sociais e de movimentos pastorais. Há algumas pessoas que recebem um chamado diferente, seguindo o caminho através da participação de congregações religiosas e da vida sacerdotal. Em especial, o sacerdote será o grande mediador para levar a palavra ao povo, para continuar os ensinamentos de Deus aqui na Terra, sendo uma das mais bonitas entregas de amor a Deus.  Outra importante forma de vocação é a vocação familiar, onde esposo e esposa se dedicam a viver um para o outro e a comungar o amor de Deus.
            Nas palavras de Joseph Ratzinger, “Cada vida traz consigo a sua própria vocação, tem o seu próprio código e o seu próprio caminho”, a decisão está em nossas mãos, de abrir o coração e aceitar o chamado Daquele que nos ama.

Nenhum comentário: